quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

AULA DE GEOGRAFIA - SEGUNDA ETAPA ENSINO MÉDIO - A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO

A Formação do Espaço Geográfico Brasileiro - Extensivo Geografia | Descomplica

Processo de Urbanização Brasileira - Extensivo Geografia | Descomplica

GEOGRAFIA - 1. A ocupação do espaço brasileiro


   Quando os portugueses chegaram no Brasil, a imensa maioria dos indígenas se dedicava à agricultura, à caça  à pesca. Os grandes grupos indígenas no século XVI: Arauque, Tupi-guarani, Jê. Entre os indígenas não existia a noção de propriedade particular, organização agredida pelos colonizadores.
   As terras "devolutas" são terras sem documentação. Inicialmente, as terras brasileiras eram propriedade pública da Coroa portuguesa. Passou pelo processo de capitanias hereditárias e, posteriormente sesmarias, as quais deram origem aos latifúndios brasileiros.
   As naçõe-destaque na expansão comercial e marítima da Europa: Portugal e Espanha.
   Em 1494 foi assinado o Tratado de Tordesilhas estabelecendo umadivisão das terras na América entre espanhóis e portugueses.
   Os portugueses, após colonizarem o Brasil, passaram a explorar o pau-brasil, usado como matéria-prima para a fabricação de tinta para tecidos. Esse processo não estimulou a ocupação do território e devastou a riqueza. No século XVI, Portugal iniciou plantio de açúcar no Brasil. Entre 1534 e 1536 foram doadas faixas de terras aos portugueses, capitanias hereditárias. O açúcar promoveu o progresso de poucas capitanias. As que se desenvolveram foram: São Vicente e Pernambuco. São Vicente (criação gado e plantio cana); Pernambuco (cana) O solo massapé foi fundamental para o sucesso da cana-de-açúcar (solo únido, argiloso, escuro e extremamente fértil).
   A palavra engenho designa a grande propriedade produtora de cana e também o conjunto de equipamentos para a produção do açúcar. Dos engenhos nordestinos surgiram as vilas e cidades.
   O processo de ocupação do interior do Brasil. As bandeiras. O crescimento econômico nordestino foi inferior ao da capitania de S. Vicente. A população procurou alternativas: as bandeiras, ou seja, expedições que buscavam riquezas no interior, sendo objetivos: apresamento de índios e buscas de metais e pedras preciosas. Prooveram: despovoamento, massacre indígena, disseminação doenças, rompimento da linha do Tratado de Tordesilhas, descobrimento riquezas minerais MG, GO, MT.
Pecuária. No nordeste, a criação de gado iniciou forte interiorização do povoamento, complementou a economia do açúcar e acelerando o povoamento do interior brasileiro. Os rebanhos destinavam-se ao mercado interno, surgindo as feiras de gado. O nome dado às terras destinadas ao gado: curral.
A Amazônia. No norte o foco econômico eram produtos extraídos da floresta (urucum, canel,cravo, baunilha, guaraná, cascas, raízes, cacau, madeiras...) chamados de drogas do sertão. Ocuparam a Amazônia.
Sul. Ao sul iniciou-se a criação de gado: região de relevo suavemente ondulado, coberta de ricas pastagens (papa gaúcho).
Espaço geográfico é todo meio, natural ou não, modificado pela ação humana por meio de técnicas.
café foi o principal responsável pelas transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil na 2ª metade do século XIX.
Borracha. Durante a 2ªfase da Revolução Industrial, muitos avanços tecnológicos necessitavam de mais matérias-primas. Uma delas - a borracha - utilizada na indústria automobilística: pneus. A extração do látex na Amazônia atraiu trabalhadores do nordeste.
Conclusão: no Brasil , o trabalho tem sido explorado para perpetuar os privilégios de uma classe dominante poderosa: os europeus.
Tratado de Tordesilhas é o acordo de 1494 que garantiu a partilha das terras americanas entre Portugal e Espanha.
Capitanias hereditárias são vastas áreas doadas entre 1534 e 1536 a ricos fidalgos e comerciantes portugueses para estimular a ocupação da colônia.
Bandeiras são incursões ao interior do Brasil que partiam de São Paulo, no século 17, em busca de indígenas, ouro e pedras preciosas.

Nenhum comentário: