quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

CARTOGRAFIA: AULA DE GEOGRAFIA PRIMEIRA ETAPA ENSINO MÉDIO

C. E. ANNA BERNARDES
TIMON - MARANHÃO
GEOGRAFIA PRIMEIRA ETAPA ENSINO MÉDIO

VIDEO AULA - Geografia - Aula 01 - Orientação e Cartografia



ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
01.  C         01. Complete as lacunas, utilizando os seguintes termos:

Eixo da Terra
Norte
Setentrional
Norte
Ocidental
Rosa dos Ventos

Bússola
Oeste
Austral
Equador
Longitude
Oriente

Equador
Sul
Poente
Meridiano de Greenwich
Nascente
Pontos Cardeais


a) Por influência da língua inglesa, na indicação do _________ pode aparecer um W (de Weste, em inglês) e na indicação do _______ pode aparecer um E (de East, em inglês).
b) Um ponto qualquer da Terra pode ser ______________l, se estiver ao Norte do outro, e ______________ se estiver ao Sul do outro.
c) ___________ é o paralelo cujo plano é perpendicular ao eixo da Terra e está equidistante dos pólos geográficos, dividindo o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Norte ou _________ e Hemisfério Sul ou __________. 
d) O _________ está a Leste ou ___________ e o ___________ está a Oeste ou ____________.
e) Quando abrimos os braços, ficando com o direito voltado para o nascente e o esquerdo para o poente, teremos a frente voltada para o __________ e as costas para o _______.
f) O _____________________  é a origem da contagem as longitudes, enquanto o ______________ é a origem da contagem das latitudes.
g) ____________ é a distância em graus de um dado ponto da superfície terrestre à linha do Equador, varia de 0º a 90º tanto para o Norte como para o Sul, enquanto_____________ é a distância em graus de um dado ponto da superfície terrestre ao Meridiano de origem (Greenwich). Varia de 0º a 180º para o Leste e para o Oeste
h) Norte, sul, leste e oeste são os _______________. Existe um desenho, chamado____________________, que representa as diversas direções através dos pontos cardeais, colaterais e sub colaterais.
.i) A ______________ é um instrumento contém agulha magnética, móvel em torno de um eixo que passa pelo seu centro de gravidade, montada em caixa com limbo graduado e usado para orientação.

j) _________________ é a linha em torno da qual a Terra executa o seu movimento de rotação, de Oeste para Leste.

Nenhum comentário: